Voluntariado

O Programa Escola da Família constitui-se como um espaço para o exercício da cidadania e uma possibilidade para a ampliação de horizontes culturais das comunidades. Por isso, tem o voluntariado como um de seus pilares.

Atuando no campo da cidadania, o voluntariado aprofunda o compromisso de todos com a coletividade, fortalece as políticas públicas, contribui para ampliar as perspectivas de vida das comunidades, disseminando uma cultura de paz.

Pessoas de diferentes idades, da comunidade ou de empresas, se propõem a realizar, por exemplo, cursos e oficinas, colaboram nas atividades administrativas, entre outras ações.
A multiplicidade das atividades oferecidas pelos voluntários é enorme. De acordo com a necessidade da comunidade, elas são rapidamente adaptadas, pois, no Programa Escola da Família, educadores e voluntários, juntos, têm autonomia para a realização das ações.
No Programa Escola da Família, a abertura das escolas, aos finais de semana, garante um espaço público que estimula a participação cidadã no desenvolvimento de atividades sociais, possibilita que a própria comunidade possa gerir-se e fomenta sua presença na construção e condução do Programa, aliando forças entre a sociedade civil e o Poder Público.O voluntariado no Programa está regulamentado pela Lei Nº 9.608/98 e a formalização de sua atuação com a assinatura do Termo de Adesão.

Como ser voluntário ?


Voluntário: entre em contato com uma Escola participante do Programa Escola da Família em nossa Diretoria.

Empresa: entre em contato com a Coordenação do Programa pelo e-mai0l: escoladafamilia@fde.sp.gov.br


Núcleo Pedagógico

Rua Sete de Setembro, 311 Votorantim

pefvotorantim17@gmail.com

Fone (15) 3353 96 17

Horário de funcionamento: De segunda à sexta das 8h às 17h

Voluntariado Corporativo

No Programa Escola da Família, além de investir como parceiras, empresas também optam por atuar no voluntariado corporativo, incentivando seus funcionários a dedicarem parte de seu tempo a ações voluntárias nas escolas estaduais, desenvolvendo projetos de diversas naturezas.

Em diversas experiências, o voluntariado é um importante segmento nas ações de responsabilidade social das empresas. Nele, todo mundo ganha. Escolas e comunidades ganham fortes aliados para desenvolver as ações do Programa, podendo realizar projetos duradouros e de qualidade. A empresa fortalece seu vínculo com o funcionário, promovendo uma oportunidade para o exercício da cidadania. Além disso, contribui para a busca de soluções de problemas sociais e tem maior reconhecimento de sua imagem. O voluntário se realiza por estar envolvido em um trabalho social e cooperativo, pode adquirir novas experiências, habilidades e descobrir talentos.

Voluntariado e Protagonismo Juvenil

O jovem voluntário também encontra espaço para atuar no Programa Escola da Família. Nesse trabalho, incentiva-se a autonomia e o crescimento pessoal do adolescente, que se envolve em ações solidárias, aprende a lidar com as diferenças, compromete-se com projetos e objetivos comuns. Ao traçar metas e solucionar problemas, o jovem tem a oportunidade de exercer o Protagonismo Juvenil.
A comunidade também se beneficia com o voluntariado jovem, que promove transformações, numa relação de confiança e troca de aprendizagens entre gerações.
Esse incentivo também se inscreve na Resolução 143/2002, publicada pela Secretaria de Estado da Educação, que dispõe sobre a ação voluntária de estudantes da Rede Estadual, com objetivo de incluir essa experiência no histórico escolar dos alunos.

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora